top of page

A Camponesa

Atualizado: 26 de jun.

 

                        Havia em um reino distante, cujo rei havia perdido toda a credibilidade entre seus súditos, uma camponesa que era ouvida entre o povo! Sabia de suas necessidades, falava por eles e todos confiavam nela, ainda que nada ela conseguisse mudar!

                       Um dia o rei conversando com seu sacerdote, e temendo uma conspiração, foi aconselhado a casar-se não com alguém de outra realeza, mas sim com àquela mulher do povo, para que ela pudesse influenciá-los positivamente! E ele estaria então protegido!

                       O convite foi feito e ela resolveu aceitar, pensando em seu povo, e que, estando por perto, poderia olhar melhor para suas necessidades, ajudando-os!


                          Ela decidiu depois do matrimônio, como uma boa pessoa que era, tentar amar o rei e ver as qualidades dele! Mas com isso, ela tornou-se cega, e enxergou apenas o que ele queria que ela enxergasse! Aproveitando-se disso ele continuou sendo o rei perverso que era antes, e pior ainda, pois decidiu também participar das guerras para tornar-se um político eficiente perante os outros reinos! E assim foi a decadência total de seu povo! E ela nada percebeu!

                            Mas um dia ela feliz resolveu passear entre os seus e descobriu a falência em que haviam se transformado! Tudo o que produziam era vendido pelo rei que os deixava na miséria!  Voltou furiosa para seu castelo jogando no rei toda sua fúria e toda a sua descrença!

Como pode ela ser enganada por tanto tempo? Mas ele convencido que tudo aquilo era um exagero, não deu a mínima para as lágrimas daquela mulher!


                                Ela decidida resolveu envenená-lo e tornar-se uma poderosa rainha! Naquele momento a bondade dela transformou-se numa grande vingança!

Rejeitava todos os seus futuros pretendentes, pois só ela teria o poder de decisão naquele reino!

 Não queria mais se submeter, arriscando a felicidade de seu povo! Fez com que aquela nação fosse rica e feliz, mas carregou consigo a culpa da morte do rei e o total exílio dos seus sentimentos!

                               Mesmo assim, ela nunca mais conseguiu estar próxima dos seus como fora enquanto camponesa! Poder simplesmente amar, não mais com o carma de uma rainha!

 

 Para exemplificar, vamos falar um pouquinho de Jesus, que diferentemente da rainha do nosso conto, em tudo colocava o Seu amor, rejeitando a vingança. Ele nos diz em Lucas 6 versículo 27.

"A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, abençoem quem os amaldiçoa, orem por quem os maltrata".

"Se alguém lhe der um tapa numa face, ofereça também a outra. Se alguém exigir de você a roupa do corpo, deixe que leve também a capa. Dê a quem pedir e, quando tomarem suas coisas, não tente recuperá-las". "Façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam".


Continuando: “Amem os seus inimigos e façam o bem para aqueles que os odeiam; orem por eles” Se alguém lhe bater na cara, dê a outra face para ele bater também” “Quando alguém tirar o que é seu, não tome de volta”. “Se vocês fazem o bem para aqueles que lhes fazem o bem, o que estão fazendo de mais?” “Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem a eles. Emprestem sem esperar nada em troca, que a recompensa virá e vocês serão os filhos do Altíssimo”. Façam isso porque Ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês”

 

 

 

MESTRE RAVI ESCLARECE NO LIVRO 4 DA TEORIA DA RAZÃO

-JORNADA CRÍSTICA-


                 Lucas 6 - O Teste da Mãe Universal: Liderança pelo Amor e Misericórdia

"Amem os seus inimigos e façam o bem aos que os odeiam. Abençoem aqueles que os amaldiçoam e orem por aqueles que os maltratam." Esse é o grande teste da Mãe Universal, a essência do amor que acolhe e transforma. Quando forem injustiçados, em vez de usarem as armas das trevas, utilizem as armas da luz. Não que o outro mereça, mas façam isso por vocês mesmos e pela sua jornada espiritual. Aqui, o que está em pauta é a Mãe Universal e o amor que ela representa.”


"Se alguém bater no seu rosto, ofereça também o outro lado. E, se alguém tomar a sua capa, deixe que leve também a sua túnica. Dê a qualquer um que pedir algo, e, se alguém levar o que é seu, não peça de volta." Quando vocês se preocupam demais com os defeitos dos outros e exaltam o ódio e o medo, esquecem o seu aprendizado. Não precisam ter sede de vingança, pois, se tiverem, perdem o propósito. O outro, com suas ações, já mostrou quem é, mas vocês, que buscam a luz, devem permanecer firmes. A única preocupação deve ser com a sua própria postura, não com o erro alheio. Ele pode trazer o mal, mas isso não deve fazer vocês "vomitarem" palavras amargas, nem engolirem o veneno da raiva. Que não doa no peito, que não nasça um sentimento de vítima, pois vocês sabem das tramas do inimigo. Vocês podem dizer: “Pobre alma, sendo usada para me ferir. Mas a você, espírito das trevas que usa essa pessoa, eu conheço os seus planos, e você não terá o meu desequilíbrio.”


"Façam aos outros aquilo que querem que eles façam a vocês." Ao amar o inimigo, vocês estão elevando sua capacidade espiritual. Estão declarando a satanás que, não importa o que ele faça, de vocês não sairá nenhuma tirania conforme o plano dele. Em vez disso, ele encontrará paz no seu coração, pois a sua escolha é sempre o amor.”

"Se amarem somente aqueles que os amam, que mérito terão? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fizerem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que mérito há nisso? Até os pecadores fazem isso." A decisão de agir com misericórdia, mesmo diante do ódio, não é fraqueza. É uma grande nobreza que eleva a alma ao trono de Deus. Não vale a pena odiar; vale a pena perdoar.”

"Se emprestarem somente àqueles de quem esperam receber, que mérito têm nisso? Até os pecadores emprestam a pecadores esperando receber a mesma quantia." Jesus ensina que, ao responderem com bondade e amor, não estarão perdendo nada; ao contrário, estarão enriquecendo o espírito.


"Amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem sem esperar nada em troca. Então a recompensa será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e os maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso." Essa misericórdia é uma nobreza que enaltece sua alma e exalta sua elevação. Ao escolher o perdão, vocês refletem a verdadeira liderança do amor no Reino de Deus.”


A forma que a camponesa amou seu povo, não foi a forma correta de amar e por isso carregou pelo resto de sua vida o amargor da culpa. A dor da vingança feita.

Ela usou a Lei Universal do Livre Arbítrio e decidiu agir de maneira impulsiva por se achar enganada, enganando por sua vez o povo.

Mas ela esqueceu que as Leis Universais são diretrizes inexoráveis de conduta, que se aplicam, indiscriminadamente, a todos os seres, desde os habitantes dos vastos universos até os seres planetários, transcendendo espaço, tempo e era em que vivam, abrangendo todas as frequências, tanto as de nível material quanto as de nível abstrato, ou seja, tudo o que existe.


Embora a adesão a estas Leis Universais seja obrigatória em essência, o livre arbítrio foi concedido a todas as criaturas e permite que escolham segui-las ou não. Contudo, para aqueles que optam por estar sob sua influência, as Leis Universais se tornam fundamentais para a sua evolução.


O AMOR NEM SEMPRE PODE SER DADO SEM CONSEQUÊNCIAS.

  A VINGANÇA NUNCA É UMA BOA ESCOLHA. A SABEDORIA SIM


Essa é a lição que deve ter carregado por toda sua vida: trazer ao coração da rainha, àquela simples camponesa que se preocupava com o seu povo, que amava e era amada por todos e sabia ser feliz dessa forma! Com doação, com simplicidade, com fé e harmonia!


FIM

 

ree

 

Comentários


bottom of page